O blog

Este blog é dedicado ao estudo de Direito Civil e Processual Civil. Serão postados, artigos, resumos, atualizações legislativas e jurisprudenciais, além de exercícios de atualização dos temas relacionados às disciplinas. O blog também é um meio de comunicação com meus alunos. Sugiro a visita permanente.







domingo, 1 de agosto de 2010

A ciência do Direito

"O Direito é um sistema de normas criado pelo homem que racionaliza a vida em sociedade. A vida em si é um impulso vital, e é o Direito que compatibiliza a vida social, tornando-a racional.



A Ciência do Direito é um sistema de conceitos. Sua abrangência vai até o momento em se observa a aplicação do Direito. Ela necessita de uma percepção sensível. Tem por finalidade a solução dos conflitos de interesses de modo justo. O Homem nega o que ele é, como ser natural, para se tornar o que ele deve ser, como ser cultural.


O cientista do Direito deve conhecer conceitos jurídicos universalizados, institucionalizados. Conceitos básicos que, independente do local ou ordenamento jurídico, serão os mesmos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário