O blog

Este blog é dedicado ao estudo de Direito Civil e Processual Civil. Serão postados, artigos, resumos, atualizações legislativas e jurisprudenciais, além de exercícios de atualização dos temas relacionados às disciplinas. O blog também é um meio de comunicação com meus alunos. Sugiro a visita permanente.







segunda-feira, 19 de julho de 2010

O que se entende por repersonalização do Direito Civil?

A Repersonalização do Direito Civil é um movimento que se originou da segunda guerra mundial (1939 a 1945 - primeira metade do século XX) visando considerar a pessoa humana em seus aspectos mais profundos, e não de modo abstrato como outrora assim foi considerado e ainda em parte continua sendo.

O movimento de Repersonalização do Código Civil preocupa-se com a pessoa humana e a sua dignidade, porque considera que nesse há pouca ênfase a respeito desses dois aspectos de suma importância.

E o valor desse movimento nos dias atuais se encontra no fato de que a nossa Constituição Federal de 1988 erigiu como princípio da República Federativa do Brasil, em seu artigo primeiro, a dignidade da pessoa humana, sendo a tutela á dignidade da pessoa humana, então, o fator que legitima o ordenamento jurídico do Estado Democrático de Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário